quarta-feira, 12 de maio de 2010

Conhecendo Profissões com a Profissional Cybele Micai


  1. Quem é você?

Cybele Micai

  1. Que Curso Fez?

Psicologia

  1. Porque você escolheu Psicologia?

Desde pequena falava que queria ser psicóloga, nem sabia direito como trabalhava o psicólogo, depois fui me informando sobre a profissão e tive a certeza que era o curso a seguir. Hoje, não consigo me imaginar em outra área.

  1. Em que faculdade cursou?Você recomenda para as outras pessoas?

Formei-me na PUC-Campinas. Recomendo, porque o curso de Psico na PUC é um dos melhores do país, a única situação desfavorável, que é uma das universidades mais caras que existem e o curso de psico é um curso de alto custo.

  1. Quantos anos de faculdade

Na PUC são 5 anos no período integral.

  1. Me fale um pouco sobre psicologia

Sou suspeita pra falar, amo a minha profissão, é um trabalho que você atua na vida de outras pessoas, ligado as relações , emoções e situações, algumas conflitantes, da mente humana. Isso sem falar, que nossa mente é uma caixinha de surpresas, agindo sobre nós mesmos. O trabalho do psicólogo é ajudar a pessoa a clarear a visão do problema e trabalhar as varias possibilidades de solução dos mesmos.

  1. A quanto tempo é psicóloga?

10 anos.

  1. Muitas pessoas acham que quem vai no psicólogo é loco. O que acha sobre isso?

Rssss.... quem é normal? Quando pergunto isso, todos se assustam, é que todo ser humano possui alguma neurose, fobia, insegurança e ansiedade em alguma circunstância, isso faz parte da vida. O mito psicólogo e loucura é muito antigo, mas vem da idéia de que trabalhar a mente irá mexer no mundo interno da pessoa e isso assusta muito, deixando a visão de quem procura um psicólogo já está fora de si.

  1. Conte-nos algo que você se surpreendeu na psicologia?

Que nosso maior inimigo mora em cima do pescoço, nossa própria mente, é ela agindo sobre nós mesmo e sem controle, temos ansiedade quando não queremos, fobias sem racionalidade, entre outros...

  1. Você já trabalhou em vários lugares como psicóloga?

Sim, fui psicóloga hospitalar por 6 anos, trabalhei na APAE Campinas por 3 anos, trabalho em consultoria de seleção de pessoas e como professora de psicologia nos cursos técnicos de enfermagem e administração.

  1. Nos sabemos que você, da uma ajuda a uma escola técnica. Nessa escola você encontra muitos alunos com dificuldades?E depois que eles melhoram você se sente feliz em saber que pode ajudar?

Dificuldades todos temos, alguns alunos, as vezes estão meio inseguros,ansiosos ou com algumas dificuldades de relacionamento, faço um trabalho com técnicas de orientação e resoluções de conflitos que amenizam as situações. Eles não melhoram por mim, mas pela vontade própria de querem progredir e isso é muito bom, ver jovens dispostos a evoluir e crescer.

  1. Deixe uma mensagem!

Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é! A única forma de sermos alguém é levantar e ir em busca daquilo que desejamos, então siga em busca de suas conquistas, porque ela só depende da sua luta. Coragem!!!

Um comentário:

  1. O blog ficou excelente... bem organizado e será muito util pra todos que acessarem!!!
    Parabéns e sucesso!!!

    ResponderExcluir