sábado, 1 de maio de 2010

Conhecendo Profissões com o Profissional Luciano Virgilatto


1-Quem é você?

Luciano Virgilatto, saltense, 24 anos teve o privilégio de fazer parte do quadro de Guardinhas, e se formou com a primeira turma no Curso técnico em Administração de empresas. Hoje publicitário e designer gráfico é sócio diretor da Revista Exclusiva e responsável pelas áreas de marketing, diagramação e arte da revista, além de prestar serviços Free lancer para várias empresas da região.

Antes de trabalhar com sua própria marca e montar o próprio negócio, o publicitário acumulou uma grande experiência profissional na área de criação e design, assim como de marketing e comunicação corporativa.

Além desse vasto conhecimento, foi o respon­sável por várias campanhas publici­tárias onde desempenhou um excelente trabalho em diversas agências e empresas na região.

Não é a toa que, seu portfólio conta com várias peças importantes a nível nacional, entre elas vale destacar: Mo­tos Honda, Volkswagen Caminhões, Tratores Massey Ferguson, Valtra do Brasil, entre outras.

2- Que curso fez?

Me formei em Comunicação Social com Ênfase em Publicidade e propaganda.
3-Por que você escolheu a Publicidade e Propaganda?

Desde muito cedo descobri que tinha intimidade com artes e sempre me destaquei dos demais na escola quando o assunto era desenho, sempre apoiado por professores e amigos participei de vários concursos de artes e modéstia parte sempre ganhava ou ao menos era um dos finalistas, com o tempo passei a freqüentar aulas de desenho artístico e pintura para aperfeiçoar os meus dons sobre proporções, dimensões, profundidade, perspectiva, contrates entre luz e sombra e cores. Quando terminei o ensino médio e decidi que queria cursar faculdade, fui pesquisar sobre PP e vi que a publicidade é diretamente relacionada à arte, e logo percebi que este era o meio mais fácil (e mais lucrativo) de me manter próximo ao que eu realmente sempre gostei.

4 - Em que faculdade cursou? Você recomenda ela para as outras pessoas?

Me formei na Faculdade Prudente de Moraes em Itu, sim recomendo a todos. É a melhor faculdade da região, tanto comprova que já ficou entre as 20 melhores faculdades do Brasil com o curso de Jornalismo (segundo avaliação do MEC) e pela sétima vez consecutiva o MBA Executivo da FPM se classifica como o melhor particular do interior paulista. Acho que é fundamental você escolher a faculdade não pelo preço da mensalidade ou pela facilidade de chegar ao Campus, e sim pelo reconhecimento que a instituição tem perante ao mercado, e pelo nível de qualificação que ela pode te proporcionar.

5-São Quantos Anos de faculdade?

Geralmente são 04 anos.

6- Me fale um pouco sobre o Curso de Publicidade e Propaganda

Publicidade e propaganda é um curso onde prático e teoria estão juntas, durante toda a grade, desde o início, o aluno já vai se deparar com disciplinas do tipo computação gráfica, redação, fotografia, rádio e TV, estrutura de agência, direção de arte, criação publicitária e diagramação. Embora o principal enfoque do curso, seja lapidar e treinar o lado criativo do aluno, matérias mais técnicas tais como administração, economia, língua portuguesa, estatísticas, historia da arte, Marketing, redação, pesquisa de mercado, humanidades, antropologia cultural, sociologia, historia da arte, ética, legislação publicitária, defesa do consumidor, mídia e gestão em comunicação também fazem parte da grade para uma formação mais completa.

7-Qual foi o seu trabalho final da faculdade?

Para receber o diploma de Bacharel em Publicidade e propaganda tive que apresentar um TCC (Trabalho de conclusão de curso), tive que escolher uma empresa para elaborar uma campanha publicitária que seguiram varias etapas entre pesquisa de mercado, estratégias de marketing, etc, até chegar no resultado final com a campanha pronta, o trabalho durou cerca de 2 semestres e foi apresentado para a banca julgadora para avaliação e aprovação, confesso que é bem cansativo e estressante, porém vi o fruto deste trabalho nas premiação que recebi: Prêmio Grand Prix- Eleito pela Banca julgadora O melhor TCC 2008, prêmio de Melhor criação para mídia impressa e prêmio Melhor pesquisa de Mercado, sem dúvidas acho que todo esforço valeu muito a pena para minha vida pessoal e profissional.
8- Muitas pessoas acham que o papel do publicitário é apenas usar sua criatividade na criação de propagandas divulgadas na mídia. Explique-nos sobre o campo de atuação de um publicitário e as principais atividades que podem ser exercidas por ele.

O Publicitários ( profissionais de publicidade ) tem como principal função atuar imaginando, planejando, produzindo e executando peças publicitárias ou campanhas publicitárias. O publicitário pode trabalhar em vários segmentos, graças a Deus. Conheço publicitários que trabalham em emissoras de rádio e de TV, Gráfica, agência, multinacional, publicitários que trabalham só como free lancer, publicitários que trabalham com web. Em uma agência ele pode desenvolver o papel de:

Atendimento: que aborda em conhecer todo o negocio do cliente e ser o contato direto com o mesmo.

Pesquisa e planejamento: onde o publicitário irá viabilizar a comunicação do produto a fim de garantir resultados satisfatórios.

Criação: são os profissionais que dão formas a campanha, desenvolvendo peças publicitárias tais como: Outdoors, Jingles ( músicas publicitárias ), Flyers ( panfletos ), Propagandas de TV e Radio, Propagandas para Revistas e Jornais, Banners para Sites, definição de um nome para o produto ( quanto este não existir ) e design de uma logomarca ( identidade visual ) para o mesmo

Produção: acompanhará todo o processo de produção da campanha, filmagens fotografia, etc.

Mídia: responsável por determinar em quais veículos a campanha será executada. Em setores de comunicação, o publicitário pode exercer a função de direção de arte, planejamento de eventos, produção, etc., porém o mais comum nessas empresas é o publicitário que trabalha diretamente na criação, pois existem outros profissionais da área de comunicação para dar suporte as outras atividades.

9- O que é preciso para ser um bom publicitário?

Antes de mais nada, acho que a integridade e o caráter devem fundamentais. Não aceitar fazer qualquer coisa e não se submeter a nenhum tipo de "maracutaia" publicitária só por dinheiro. A Publicidade e Propaganda é uma carreira diretamente relacionada a criatividade e sensibilidade portanto isso é fundamental, ter um repertório cultural muito vasto é mais do que necessário como diferencial competitivo. Quanto mais você ler, escrever, assistir filmes, ouvir músicas, conhecer culturas, navegar na internet, conviver com pessoas, e fazer tudo que te enriqueça culturalmente e intelectualmente, mais você será destacado num mercado tão competitivo.

10- A quanto tempo trabalha como publicitário?

A quatro anos.

11- Você já trabalhou como publicitário em vários lugares? Onde?

Sim. Comecei minha carreira como estagiário numa house, trabalhei no departamento de markjeting no Grupo empresarial JLJ que possui varias empresas em nossa cidade como a Nutriplus, entre outras, logo após trabalhei como publicitário nas empresas Maggi, onde eu fui responsável por cuidar de campanhas nacionais como, Tratores Valtra e Massey Ferguson, Motos Honda, caminhões Voljkswagem entre outras marcas, atuei também em algumas agência das região, e depois resolvi trabalhar como free lancer prestando serviços a várias empresas da região. Hoje sou sócio diretor da revista Exclusiva uma revista de entretenimento voltada para as cidades de Salto, itu e Indaiatuba, e continuo prestando serviços como Freelancer.

12. Conte um pouco sobre o dia-a-dia dentro de uma agência e sobre a função de um designer gráfico.

Ser designer gráfico, significa ser o primeiro a chegar na agência e o último a sair. Não é à tôa que falta designer no mercado, e aqueles que perdem o emprego ou saem de seu emprego atual, não ficam muito tempo à toa. É um trabalho que exige muita atenção e muita paciência. Todos os trabalhos de mídia impressa da criação passam pelas mãos dos designer gráficos. É função do designer gráfico conferir TODOS os parâmetros das peças que são criadas. Formato das peças, qualidade das fotos, qualidade dos elementos que integram a peça, qualidade da saída do arquivo final, e por aí vai. Isso demanda tempo e saco. Por isso eu digo que é um trabalho mega estressante, mas uma vantagem é que o salário na maioria dos lugares é bom.

13-Muitas pessoas confunde a profissão de Publicitário, com a de designer gráfico e web designer. Existe diferença se sim quais são?

Sim existe e muita. O publicitário abrange uma área maior, ele pode se especializar na área gráfica também, mas sua função em especifico, é a de criar, planejar e produzir campanhas publicitárias, a agência de publicidade intermédia a relação entre o anunciante e o meio aonde será anunciado. O profissional formado em Comunicação Social - Hab. Publicidade e Propaganda é voltado para a área de agências de publicidade, porém também aprendemos a lidar com o marketing, que pode ser visto em varias formas, como a de posicionar uma marca ou escolher a posição de um produto em um supermercado. Já o Designer Gráfico busca dar forma e estrutura a informação visual, é ele que cria os anúncios, porém ele tem o auxilio de um publicitário que é quem define que anúncio fazer, aonde veicular e quem deve ser atingido com a mensagem. Não aconselhável que um designer crie uma campanha ou uma peça baseado apenas em uma disciplina que estudou. Caso seja de interesse a área publicitária, o ideal seria fazer um curso de Publicidade e Propaganda. O mesmo se encaixa para o Publicitário, quem pode ter cursado a disciplina de designer porém não é o bastante para desenvolver uma peça com a qualidade de um designer gráfico. Muitos se metem a fazer, devido a facilidade de informação relacionada a programas de imagem, porém não tem nenhuma técnica ou embasamento. O web designer entende de web. E quando digo isso, não quero dizer que ele sabe mexer no Orkut e no MSN Messenger. Quando falo que alguém entende de web, quero dizer que essa pessoa sabe programar e fazer sites para a web. E isso é o que diferencia um designer de um web designer.Um web designer precisa saber HTML e CSS além de design gráfico, claro. O web designer vai criar toda a parte gráfica do site (interface, diagramação, tipografia, etc) e depois vai criar o HTML e o CSS disto tudo.

14-O que você acha que é mas fácil nessa área?

Hoje em dia a criação publicitária em si é a área com os melhores salários e também a mais concorrida. Em especial nas grandes cidades, há excelentes oportunidades em Agências de Publicidade, promoção de feiras e convenções (que acontecem ás centenas, todos os anos) e também na assessoria de imprensa de empresas. O mercado de publicidade online, em especial no Brasil onde não é muito desenvolvido, também oferece um excelente campo para atuação.

15-E o que é mais difícil?

A maior dificuldade de todas, na minha opinião, é você saber se diferenciar. Ter um "diferencial competitivo" é o essencial no mercado publicitário. Existem zilhões de publicitários bons pipocando pelo mundo afora, mas o difícil é encontrar um publicitário bom e que tenha um "algo a mais" para acrescentar à empresa. Um outro aspecto desfavorável da carreira de publicitários são a grande concorrência que existe nessa área e também as exigências dos clientes que muitas vezes não tem dinheiro e nem paciência para esperar resultados de médio e longo prazo.

16-A Área de Publicidade e Propaganda ela é uma área difícil de conseguir emprego? Por quê?

Acho muito relativo, vai do esforço de cada pessoa. Comecei desde o meio do curso a fazer estágio na área. Definindo meu foco pela criação, este período é muito importante para a carreira profissional, pois é durante o curso que o acadêmico deve se ingressar no mercado, para ganhar experiência e no final estar com uma bagagem sólida para encarar o mercado.

17-Qual a sua opinião sobre o mercado publicitário em Salto e região?
O mercado é pequeno em verba, com muitos vícios por estar acostumado com pouco dinheiro. Tem bons profissionais, porém, com dificuldades tremendas, por varias razões. Não somente por falta de dinheiro, mas por terem idéias e não conseguirem produzi-las da melhor forma. Saíram daqui vários profissionais que hoje atuam em grandes agências e empresas em São Paulo. Como todo mercado pequeno, tem as suas dificuldades. Salto por exemplo no meu ponto de vista nem todas as pessoas pensam em publicidade como um investimento e sim como um gasto desnecessário, o mercado de Itu e Indaiatuba é um pouco mais flexível com relação a isto porém tem muito o que desenvolver ainda.

18-O mercado de comunicação passa por várias mudanças. Como a publicidade vai se adaptar totalmente a essa “era digital”?

A comunicação lida com pessoas. Se elas estão na internet, é preciso ir para internet. Na minha opinião, por mais forte que seja, a internet nunca vai substituir os meios de comunicação tradicionais. Sempre vai haver televisão, rádio, mesmo tendo os dois na internet. O comunicador se adapta ao público, tem que falar com alguém - se ele está lá, vá até lá falar com ele.

19-Obrigatoriedade da formação acadêmica para o exercício da profissão? Na sua opinião, ela é necessária?

Sim, ao longo do curso o aluno adquire uma opinião crítica, além da formação ele se torna um formador de opinião. É na formação acadêmica que o profissional obtém conhecimento teórico e prático. A formação é importante pois prepara o acadêmico para o mercado. Muitos dizem por ae: “Sou publicitário”. Portanto não basta ser um “micreiro” saber mexer em programas de manipulação de imagens como Photoshop e outros, tem que saber o significado das coisas, tem que conhecer o cliente, o mercado e principalmente o produto em que se está trabalhando.

20-Deixe uma mensagem para todos que querem e sente vontade de fazer publicidade e propaganda

Primeiro, aproveitar a faculdade pra tudo rs. Não faça publicidade pensando no dinheiro, faça pelo prazer de criar e posicionar uma marca ou produto, pois assim você dará o melhor de si e terá mais chances de se dar bem na profissão. Seja criativo, ousado, e saiba aproveitar as críticas, para ousar e se diferenciar.

21. Ultima pergunta. O que a Publicidade e Propaganda significa pra você? Se pudesse mudar alguma coisa na sua profissão, o que mudaria?

Significa o caminho que eu escolhi para minha vida. Depois que você começa a fazer PP, você vê o mundo com outros olhos. Com o olhar de profissional, Se eu pudesse mudar alguma coisa, eu não mudaria na profissão em si, mas sim nos clientes. A rotina de um publicitário é muito estressante. Mais por causa de seus clientes do que pelo trabalho em si. Mudaria a postura de trabalho dos clientes perante a agência. Que eles soubessem facilitar as coisas para nós, publicitários, porque nenhum cliente, quando procura uma agência, exige um título de "vidente" ou "sensitivo" da gente, então, que eles fizessem por onde. Mas, no mais, Publicidade e Propaganda é uma profissão muito boa. Com o perdão da palavra, a gente se f***, mas se diverte!

Caso queiram conhecer um pouco mais sobre os trabalhos desde profissional acesse:

http://www.zuinn.com.br/lucianovirgilatto


Nenhum comentário:

Postar um comentário