segunda-feira, 3 de maio de 2010

Alunos Profissionais com Danielly Patrocínio

Quem é você?

Meu nome é Danielly Patrocínio Boro, tenho 27 anos.

Futura graduada em Tecnologia em Gestão Empresarial – Ênfase em Comércio Exterior.

Trabalho como Analista Contábil na SIVAT Abrasivos Especiais

Qual é a faculdade que você faz?

Estudo desde 2007 na Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba – FATEC-ID

Quanto tempo é de faculdade?

A duração do curso é de 3 anos, sendo:

2 anos de Gestão Empresarial (Administração) e 1 ano de Comércio Exterior.

Por que você escolheu esse curso para a sua vida?

Primeiramente pela qualidade da faculdade, por ser estadual e gratuita.

Depois pq o curso de Gestão Empresarial dá suporte para qualquer área que eu deseje trabalhar. Tanto na área de RH, como Contábil, Financeira, Marketing etc.

E com a Especialização em Comércio Exterior tbm posso atuar nesta área.

Esse seu curso , ele tem muitas vagas de empregos abertas?

Sim, muitas! Tanto para estágios quanto para funcionários efetivos.

É um curso que abre muitas portas, não só pelo conteúdo, mas a faculdade colabora bastante para que isso ocorra. Lá temos um professor responsável pela área de estágios, onde este entra em contato com os gestores das empresas divulgando o nome da faculdade. Estas por suas vezes divulgam suas vagas para os alunos no site da FATEC ou nos murais espalhados pela faculdade. Na região de Campinas a FATEC Indaiatuba tem um nome muito forte.

Fale-me um pouco mais sobre o seu curso?

No decorrer dos 3 anos tivemos várias disciplinas tais como: matemática aplicada, matemática financeira, estatística, administração contábil e financeira, controladoria, logística, marketing, administração, RH etc. Mais especificamente na ênfase temos as matérias de legislação aduaneira, práticas cambiais, logística internacional, seguros e modais de transporte internacionais etc.

É uma grade curricular que dá ao aluno uma visão ampla do que é realmente a gestão de uma empresa. Dentro dos componentes curriculares ainda posso destacar os trabalhos extra-classe, trabalhos interdisciplinares, feiras e exposições (dos trabalhos dos próprios alunos), palestras, visitas técnicas.

Mesmo trabalhando na área contábil, não senti necessidade de fazer um curso especifico como Ciências contábeis, justamente pela grade curricular do curso da FATEC.

Inclusive, em entrevistas de emprego para a área contábil, os gestores da área já me disseram que preferem um funcionário com este tipo de formação do que especificamente em contábeis, pela diversidade de áreas em que o graduado em Tecnologia em Gestão Empresarial pode atuar.

Sobre o que é o seu tcc?

Meu TCC vai tratar da harmonização contábil no Brasil trazida pela Lei 11.638/07 em convergência com as Normas Contábeis Internacionais emitidas pelo IASB (International Accountant Standard Boards – em português algo como Comitê internacional de Padronização Contábil). É um assunto atual, todas as empresas brasileiras deverão adequar-se a estas normas durante o ano de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário