sexta-feira, 30 de abril de 2010

Alunos da FCA gravam lip dub no campus V do CEUNSP


Mais de 600 alunos dos 9 cursos da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) do CEUNSP – Eventos, Fotografia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Relações Públicas, Cinema e Teatro participaram da gravação de um vídeo no estilo lip dub. Mania entre universidades ao redor do mundo, o lip dub (algo como dublagem labial) consiste em registrar de forma contínua, sem cortes nem montagens, alunos cantando e dançando enquanto apresentam as instalações de suas faculdades,
No caso da FCA, a música escolhida foi "Vou Deixar", do grupo mineiro Skank. Toda a gravação no CEUNSP – que foi a quarta instituição de ensino superior no país a promover a ação – foi acompanhada por uma equipe do programa “Revista de Sábado”, da TV Tem, afiliada da Rede Globo. A reportagem foi exibida no último dia 27.
Antes do divertido registro, muito trabalho de planejamento foi desenvolvido numa legítima atividade acadêmica que exigiu organização e conhecimento de cada área. “Do convite à realização tivemos uma semana para preparar tudo. No dia seguinte já estávamos fazendo os testes com mais de 100 candidatos para escolher 27 dubladores. Depois houve a roteirização, questões técnicas como iluminação, som e sincronia, ensaios, maquiagem, definição de movimento de câmera, ângulo que seria filmado, coordenação de 600 pessoas e tudo isso encaixando no tempo da música, e sem prejudicar as aulas”, comenta o coordenador geral da FCA, Edson Cortez. “Os alunos se envolveram inteiramente e puderam colocar à prova o que aprenderam”.
Além do excelente resultado,o que mais agradou ao coordenador foi a reação dos alunos na última cena da filmagem. “No meio da comemoração por ter dado tudo certo, os alunos começaram a gritar ‘aqui é mais legal, aqui é mais legal’. Foi um slogan que surgiu na hora e que adotamos para a Faculdade”, comenta Cortez.
Do início, nos camarins do Teatro Escola “Rubens Anganuzzi Filho”, até o fim, no pátio externo da FCA, muitas cenas inusitadas marcam o vídeo, como um rapel no estúdio de Cinema e uma tirolesa no saguão de exposições, ambos com a supervisão do Corpo de Bombeiros de Salto.
O resultado das gravações foi conferido logo em seguida, na própria FCA, e muito comemorado por todos. A filmagem já está disponível no YouTube (
http://bit.ly/voudeixar), assim como a reportagem bida pela TV TEM (http://bit.ly/aSlXTc). O vídeo também estará disponível no site alemão http://universitylipdub.com/, que iniciou o projeto e reúne registros ao redor do mundo.
O CEUNSP (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio), um dos maiores complexoseducacionais do País, atualmente com 123 cursos, turnos e habilitações, do Jardim da Infância à Pós-Graduação, vem se notabilizando por um ensino de qualidade em que a diretriz primeira é a formação de profissionais com o mais alto nível de excelência em ética, competência profissional e competitividade. Nos últimos 50 anos, tem sido o protagonista principal da revolução e evolução educacional ocorrida na região de Itu e Salto, com qualidade constantemente comprovada em avaliações, como as feitas pelo MEC e ENADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário